1.10.07

Projeto Leitura de Banheiro

Ontem se encerrou mais uma etapa do projeto "Leituras de Banheiro". A última página do clássico romance de Guimarães Rosa, "Grande Sertões: Veredas", foi lida com grande emoção pelo único participante do projeto, Denis Forigo. "O livro é um catatau, mas o projeto permitiu que eu lesse todo dia uma ou duas páginas.", comenta Forigo, que já faz planos para a segunda etapa. "Estou pensando em 'Crime e Castigo' (Dostoiévski) ou em 'Dez dias que abalaram o mundo" (John Reed).

"Grande Sertões" foi lido em aproximadamente 7 meses. A avaliação do participante é de sucesso total. "Na verdade, é a segunda vez que leio este livro. Mas agora, lí com mais calma. A estrutura do projeto ajuda bastante na continuidade da leitura". O projeto prevê que os participantes leiam clássicos da literatura mundial, sempre no banheiro, antes do banho ou em outras eventualidades.

Quanto ao conteúdo do livro desta etapa, Forigo ressaltou a profunda imersão de Guimarães no universo sertanejo. "Você lê o livro e conhece não somente Riobaldo, Diadorim, Zé Bebelo... você conhece o Sertão!". E o Sertão é o mundo para Guimarães. Além da aventura de valentes jagunços em busca de vingança, o livro é um percurso por questões que aflingem a humanidade, como a opressão sexual, a religião e a guerra. É também uma história de amor inebriante. "Eu sou bobo para essas coisas, chorei de novo quando Diadorim morreu".

O projeto, que deve ter continuidade a partir de amanhã, 02/10, não tem exclusividade e pode ter seu modelo copiado por quem tiver interesse. Interessados podem entrar em contato com a biblioteca ou livraria mais próxima e começar imediatamente.

3 comentários:

Denis Forigo disse...

O jornalismo moderno é o gênero mais superficial que conheço... :)

Denis Forigo disse...

comecei o "Dez dias...", parece bom, prefácio stalinista...

Denis Forigo disse...

Leia Dez dias, é muito bom.